sábado, 23 de outubro de 2010

Aonde aperta o seu sapato?







Uma das coisas que mais incomoda as pessoas é o sapato que aperta. 
Minha amiga costumava a dizer : “ o que é que nós mulheres não fazemos por um momento de glória? Até mesmo um sapato apertado vale a pena!”
 O que acontece quando descobrimos que até mesmo no sapato apertado Deus pode nos ensinar uma lição de vida? E por que não falar das coisas que apertam na nossa vida, que nos incomodam, que nos desafiam a sair da nossa zona de conforto? O Deus da Bíblia é mestre de nos oferecer esse tipo de sapato.
Semana passada o meu sapato apertou em uma area onde eu sabia ter um “probleminha”, mas nunca a vi como elemento tão significativo para um aperfeiçoamento  espiritual: o cumprir o prometido. 
Na minha vida, isso significa que se eu prometer chegar `a casa de uma pessoa `as 10 da manhã, não devo chegar `as 10:15, pois ela me esperava `as 10. Isso no Brasil ( moro nos Estados Unidos) pode nao fazer muito sentido pra muitos, mas quando se vive numa cultura que se preocupa com detalhes como tempo, por exemplo, você pode se colocar em grandes apuros.
Se eu prometer levar as minhas crianças ao zoológico na sexta-feira `a tarde, devo cumprir o prometido, pois a minha palavra precisa ter valor diante dos meus filhos. Tambem se disser NÃO, principalmente porque sei que não posso naquele dia, DEVO manter minha palavra.
Esses exemplos podem parecer irrelevantes pra você. Talvez esse não seja o seu problema. Mas eu posso constatar o número de vezes que prometi aos meus filhos fazer isso ou aquilo e não o fiz, e depois um dia ouvi a dura frase sair da boca de um deles: “você prometeu que ia fazer isso pra nós e não fez. Você nunca cumpre sua palavra, mamãe!”
Por que será que nós julgamos que integridade é referente às coisas grandes da vida e “detalhes” como cumprir o que prometemos aos nossos filhos ou marido não importa tanto? Como é que queremos que os não crentes venham a conhecer o Deus que é sério, fiel e verdadeiro, se não damos o exemplo de viver em integridade pagando nossas contas, não entrando em dívidas que não podemos pagar, prometendo e cumprindo, ainda que haja dano próprio (talvez do próprio orgulho), como diz o versículo 4 do Salmo 15?
Um dos maiores problemas do ser humano é justificar tudo que faz. Temos uma desculpa pra tudo que fazemos. Se não cumprimos o prometido, é porque sempre houve um contratempo! Espero que não haja contratempos na volta de Cristo pra atrasá-lo ainda mais. 
Justificamos o difamar das pessoas com o argumento que “vou te contar o que fulano fez pra você me ajudar a orar por ele”.
Também não desprezamos as ações do perverso, réprobo, como diz minha versão. Aplaudimos as coisas erradas dos outros e `as vezes nem as reconhecemos como erradas! Isso seria uma boa justificativa : “não sabia que era errado!” Mas a Bíblia nos adverte que nos desensibilizamos dos valores de Deus e do reconhecimento daquilo que seja certo ou errado porque não examinamos as escrituras.
Posso te fazer um desafio? Examine o Salmo 15 e veja onde aperta o seu próprio sapato.
Por Ele e Seu Reino,
Jeane Carmichael

Nenhum comentário:

Postar um comentário