sábado, 15 de junho de 2013

Atividades divertidas para encontros de mulheres cristãs



Quando MULHERES CRISTÃS se reúnem, elas compartilham amizade e aproveitam o tempo juntas. Além de conversar e ler a Bíblia, elas também podem desfrutar de jogos, que variam dependendo do encontro e de seu propósito, como atividades que "quebrem o gelo" em uma reunião com novas integrantes, ou jogos de mãe e filha para encontros familiares.

Sapato da amizade

Como uma atividade para se conhecerem, faça as mulheres tirarem um sapato enquanto entram na sala. Então diga para cada uma pegar um sapato que não seja delas. Elas devem encontrar a dona daquele exemplar. Para consegui-lo de volta, a proprietária precisa contar à mulher que pegou seu sapato três coisas sobre sua vida que não são de conhecimento geral, como sua comida ou cor favorita. As duas mulheres conversam e se conhecem durante a atividade. Quando todas tiverem seus sapatos de volta, inicie uma discussão sobre as informações que cada uma descobriu sobre a outra.

Perguntas sobre pessoas na Bíblia

A Bíblia inclui muitas mulheres, como Ruth, Esther e Maria, que demonstram coragem e seguem a vontade de Deus, apesar da tentação ou de situações perigosas. Um grupo feminino pode estudar as mulheres da Bíblia e discutir seus impasses. Por exemplo, a líder do grupo deve falar sobre uma mulher escolhida, como Ruth ou Esther, e contar a situação pela qual a personagem passou. Ela deve, então, explicar as escolhas que ela fez. Inicie uma discussão com as colegas de grupo e sobre o que cada uma faria se passasse pela mesma situação. Por exemplo, mandaram Ruth casar com um homem que ela não amava, e ela seguiu a vontade da matriarca de sua família e casou-se como foi mandado. Pergunte às mulheres do grupo se elas fariam o mesmo e o por quê.

Jogo "Quão bem você conhece sua mãe e filha"

Para um jogo competitivo e interessante para um encontro de mães e filhas, faça três ou quatro duplas de mães com filhas do grupo. Dê a elas um quadro negro ou branco e a respectiva ferramenta para escrita. Faça perguntas às mulheres, como "qual é a cor favorita da sua filha?". Para introduzir a Bíblia na brincadeira, pergunte sobre versos ou livros bíblicos favoritos, ou canções cristãs de que mais gostam. Quando a pergunta é sobre a filha, a mãe escreve a resposta e vice versa. A líder do grupo pergunta à pessoa que não escreveu no quadro qual é a resposta certa. Por exemplo, se a pergunta é sobre a cor favorita, a líder pergunta à filha e ela responde "azul" ou "verde", por exemplo. Então a mãe mostra o que ela escreveu. Se ela acertar a resposta, a dupla ganha um ponto.

Atividade "Guiando o cego"

Um grupo de mulheres cristãs pode ilustrar a crença no Deus que resolve qualquer situação com a atividade "Guiando o cego". Separe as mulheres em duplas. Uma deve ser vendada, enquanto a outra deve guiá-la até uma área pré-selecionada, como uma árvore ou um objeto. O caminho até essa área fica melhor com obstáculos espalhados, como brinquedos ou plantas, que evitam uma caminhada direta e reta. As mulheres andam até o alvo com as colegas vendadas, que escutam e seguem atentamente as orientações e direções dadas pela guia. Se elas não as seguirem, irão tropeçar ou esbarrar em obstáculos. Quando as mulheres se reagruparem, a líder deve explicar que Deus sempre ajudará a guiar os cegos pelo caminho certo para alcançar um objetivo, mesmo quando nós não sabemos os objetivos e propósitos Dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário